Clippings | Ficha técnica | Vídeos

Apré Deprê

Clique sobre a foto para ampliar

APRÈS em Francês significa depois, mas em português, PRÉ é algo que vem antes. APRE, segundo o dicionário da língua portuguesa, significa raiva, opressão, espanto, ou repulsa. Esse significado é melhor. Resumindo, ficou APRÉ, com acento, nem uma coisa nem outra, mas todas juntas há 10 anos.

 

O espetáculo inédito é uma proposta conjunta da Andaime Cia de Teatro com a Blue Tape Mídia e marca a celebração da primeira década de vida do grupo. “Apré Deprê” tem referências no simbolismo, nos salões de dança da melhor idade e no resgate do silêncio como mote inspirador para uma comunicação efetiva a partir das ações performáticas.

 

Num tempo marcado pela violência e pelo assalto político sofrido pela 

Sinopse

“Apré Deprê” é essa coisa xoxa, a suspensão de um tempo que não sabemos pra onde vai. Se vai explodir, se vai murchar. Será que é um sonho? Ou uma performance de um sonho? Nós estamos afundados na lama e eles estão fazendo tudo de novo. A mesma e enorme conspiração, só que em um dia diferente. E é impossível ver sem uma lanterna cósmica...

população e, sobretudo, pela classe artística, essa comemoração também é marcada pelo fracasso, pela insuficiência, pela falta de palavras e também de motivações. A performance tem início a partir das 19h e segue seu fluxo até as 22h. O público é convidado a adentrar uma atmosfera onírica, uma realidade ficcional com tempo e espaço dilatados.

 

O processo, realizado a partir de um estudo de mesa que vai desde a literatura clássica, passando pela filosofia contemporânea de Foucault e com inspirações nos artistas da vanguarda, através dos happenings e no instant acting, tem como princípio da ação teatral um Bingo. Todos os presentes são convidados a participar do jogo, que é interceptado por ações e instalações artísticas.

 

Personagens grotescos e figuras extravagantes circundam o local, propondo ações sem sentido aparente e diálogos surreais que se dissolvem em ecos. Depois do democrático espaço da rua, e da intimidade de uma residência, desta vez o público da Andaime é instigado a ficar à vontade pelo espaço de um bar, bebendo, petiscando, dançando e, ao mesmo tempo, vivenciando a performance teatral instaurada. Não é todo dia que se comemora 10 anos!