Criada em 2007 na Universidade de Brasília, a Andaime Cia de Teatro atua nas diversas esferas da linguagem Teatral, da Performance, da Produção Cultural, do Teatro Empresarial e Institucional bem como na Sensibilização e formação artística de grupos e pessoas através do teatro. Tem realizado um trabalho notório de pesquisa continuada sobre espacialidade na cena e proximidades com a plateia.

 

A trajetória da Cia é estruturada sobre as possibilidades inovadoras de ocupações de espaços com teatralidades contemporâneas, visto que está a traçar um caminho que começa pela sala de teatro convencional, passa pelas ruas e parques e em seguida desemboca dentro de uma casa com um espetáculo / ocupação cênica num espaço residencial.

Em 2016, a Andaime ganhou o prêmio de melhor espetáculo de rua com o espetáculo “Poéticas Urbanas” dentro do Prêmio SESC do Teatro Candango.

A Andaime Cia de Teatro tem sede em Brasília e mantém comunicação ativa com grupos e coletivos locais, nacionais e internacionais representando uma referência para o teatro de grupo produzido em Brasília - DF. 

Repertório de espetáculos:

Dois ou Três Dedos (2015)

Espetáculo/ocupação cênica realizado dentro de um espaço residencial.

Saci é uma Peça (2013)

Espetáculo infantil para parques e áreas arborizadas. 

Poéticas Urbanas (2011)

Espetáculo de rua (centros urbanos). 

Serpentes Que Fumam (2010)

Série de performances e intervenções urbanas.

(des)esperar (2007)

Espetáculo de palco de arena.

Além dos espetáculos, a ANDAIME possui 02 programas de formação:

Trocando peças (2012)

Intercâmbio entre grupos teatrais. 

Curto-Circuito no Andaime (2010)

Oficinas de técnicas teatrais: Iluminação, Direção de Arte, Iniciação à Performance, Jogos Teatrais, Percussão e Voz, Produção de Projetos Culturais, Vivência da Comicidade, Construção de Personagem e Dramaturgia. 

Na área de Teatro Empresarial e Institucional, destaca-se:

Em 2015, Treinamento para formação e sensibilização de uma média de 500 colaboradores da empresa de transporte público do DF - URBI Mobilidade Urbana, realizado em 2015.

Em 2013, Sensibilização e produção de conteúdo para comunicação do Ministério da Saúde a partir de oficinas teatrais para Lésbicas, Prostitutas e jovens em situação de risco. 

Em 2011, Performance (flashmob) no Dia Internacional de Combate contra a AIDS com parceria do Ministério da Saúde.