Clippings | Ficha técnica | Vídeos

Clique sobre a foto para ampliar

Serpentes Que Fumam (SQF) foi elaborado com base no Manifesto Futurista. Seus moldes de atuação, ação e dramaturgia estão ancorados nos conceitos de programa propostos por Eleonora Fabião, do Teatro Sintético e no Teatro Pós-Dramático.

 

O Movimento Futurista buscava deslocar o foco do objeto cênico para a ação. O valor que antes se atribuíra aos elementos dramatúrgicos (enredo, personagens, conflito dramático) passa a residir no ato cênico em si: na presença dos artistas, na intenção de desestruturar as certezas do espectador/cidadão e do próprio ator/performer sobre a arte e a vida.

 

SQF são pequenas ações realizadas em locais públicos que jogam com o status do que é real e do que é fictício para gerar outras percepções do que pode a vir a ser a cena/ação. Não há personagens, há pessoas. 

Algumas ações se destacam desde a sua criação, em 2009, até a atualidade como por exemplo:

SQF - Dia de Sol(Piscinas em lugares inusitados da cidade); 

SQF - Aniversário de quem? (Festa de aniversário surpresa para aniversariante indeterminado e oculto em ambientes burocráticos com fila de espera-cartórios, bancos);

SQF - Manifesto 22 (Manifestação de rua - passeata);

SQF - Show da Murcha (Paródia de Gincanas em ônibus e metrôs);

SQF - Churrasco no Tatu (Churrasco no Buraco do Tatu - centro de Brasília)

SQF - Carnaval Silencioso (Bloco de Carnaval de rua, fora de época com fones de ouvido).

 

Atores e espectadores estão dentro do mesmo balaio. Para realizar esse trabalho, a Andaime sai da caixa preta teatral em direção à cidade atraída pelo barulho e pela movimento urbano, que nos confronta com suas possibilidades, pluralidades de lugar, de pessoas e de regras(público/privado) em um cotidiano cada vez mais virtual. A ideia é trocar com a cidade, espalhar artisticamente o nosso manifesto, desviar o passante e entregar gentilezas para desconhecidos íntimos.

Currículo

Contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008 e FAC 2009, Serpentes Que Fumam é o segundo trabalho da Andaime Cia de Teatro.


Desde sua criação foram realizados SQF’s no Brasília, Campo Grande, Uberaba, Belo Horizonte, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e na cidade do Porto (FITEI 2015). Participou da 6ª Mostra de Dramaturgia no DF, do Festival de Teatro de Rua, do Festival Fora do Eixo, Festival Hotspot, Satélite 061, Festival de Teatro Brasileiro MT, Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, Ispia na Rua (SESC Arsenal), Perifericos (SESC Jacarepágua) e Festival Internacional de Artes Cênicas de Salvador (FIAC).

As ações foram realizadas em locais públicos, sem a cobrança de ingressos, proporcionando a fruição para cerca de vinte mil espectadores.